Comunicado uso de máscara

Prezados Pais e Responsáveis,

Em sintonia com o momento singular que ainda estamos vivendo, com a Pandemia do vírus SARS-CoV-2 e ciente de nossa responsabilidade junto às famílias, reiteramos nosso compromisso com a comunicação e a proximidade com os pais e responsáveis. Assim, esclarecemos a respeito do Decreto Estadual nº 66.575 de 17.03.2022, do Governador do Estado que desautoriza o uso de máscaras em locais fechados.

Para evitarmos entendimento diversos sobre o Decreto, a sua redação concede às Prefeituras Municipais, respectivamente aos prefeitos municipais de cada município do Estado de São Paulo, acatarem ou não o Decreto Estadual em questão.

Após a publicação do mesmo pelo Governo do Estado na data de 17.03.22, a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto emitiu Nota informando que manterá a obrigatoriedade da utilização de máscaras em locais fechados, mantendo assim as regras do Decreto Municipal 62/2022 de 09.03.22.

Porém, na data de hoje, dia 18.03.22, o Prefeito Duarte Nogueira assinou o Decreto Municipal de nº 70/22, que torna facultativo o uso de máscaras em locais fechados, cabendo a cada pai/responsável, então, decidir sobre a utilização ou não da máscara em seu filho no ambiente escolar. Lembrando que as demais orientações e protocolos no combate à circulação do vírus se mantêm inalteradas.

O Colégio, ciente de sua responsabilidade e papel dentro da sociedade, recomenda aos Pais a continuidade da utilização das máscaras pelos alunos em nossas dependências, uma vez que, como informamos, os demais protocolos se mantêm. Assim, caso dentro da mesma sala de aula ocorra contaminação de pelo menos 3 (três) alunos pela Covid-19, as aulas precisarão ser suspensas, salvo ocorra novas orientações da Secretaria Estadual de Saúde e de Educação neste sentido.

Fazemos esta recomendação, considerando o novo aumento de casos na Europa e na Ásia, particularmente na Coreia do Sul e China. Já está se prevendo que este aumento inicie também aqui no Brasil em breve.

Informamos que nossos colaboradores continuarão a utilizar as máscaras em nossas dependências e dentro das salas de aula, no sentido também de se preservarem e preservarem aquelas crianças que devido a restrições de idade, decisão dos Pais ou por prescrição médica, ainda não receberam o imunizante/vacina.

Aferição de temperatura: Apesar de estudos recentes demonstrarem que as novas cepas/variantes do vírus SARS-CoV-2 não estarem ocasionando estado febril em grande parte dos infectados, por determinação da Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto, continuamos com a obrigatoriedade desta aferição junto às Instituições de Ensino da rede Pública e Privada.

Continuaremos registrando as ocorrências de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 – SIMED e na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde – RP.

Solicitamos reiteradamente aos pais que não tragam seus filhos à escola caso apresentem algum sintoma ou que tenham caso suspeito ou confirmado de Covid-19 em seu domicílio. O protocolo de nosso Colégio, feito sob orientação médica, orienta os pais, desde o início da pandemia, que deixem os filhos em casa caso apresentem algum sintoma. Solicitamos também que seja comunicada à coordenação/direção, qualquer eventualidade ou sintoma que o aluno ou membros da família apresentarem.

Mais uma vez agradecemos a compreensão dos pais e responsáveis, pedindo que permaneçam atentos aos comunicados do Colégio Viktor Frankl. Seguimos solícitos e à disposição para quaisquer esclarecimentos, voltando a nos comunicar prontamente tão logo haja qualquer mudança.

Ribeirão Preto, 18 de março de 2022.

Equipe Diretiva Colégio Viktor Frankl