Fundamentação

Missão

Oferecer uma educação centrada no sentido da vida, para o desenvolvimento do ser humano integral, único e irrepetível, nas dimensões biológica, psicológica e poética ou espiritual, desenvolvendo as potencialidades do educando, da família e da equipe de trabalho, para que saibamos escolher e agir com consciência, liberdade e responsabilidade, e assim, contribuir na transformação do mundo, dentro dos princípios, valores e virtudes da fé católica, respeitando as outras religiões.

Visão

Colégio Viktor Frankl, uma escola de excelência e de referência nacional na Pedagogia do Sentido, unida para a formação de uma humanidade nova, constituída por pessoas livres, conscientes e responsáveis, comprometidas com o sentido da vida pessoal e da vida comunitária.

Valores

Dentro da nossa Missão, com a Visão de mundo que temos, buscamos realizar os valores: Alegria; Responsabilidade; Fé; Esperança; Respeito; Tolerância; Solidariedade; Cooperação; Humildade; Simplicidade; Unidade na diversidade; Paciência; Acolhimento; Otimismo; Compromisso; Honestidade e Competência.

Ideário Pedagógico

EDUCAR PARA ESPERANÇA, TRABALHAR PELA PAZ E COMUNICAR PARA O BEM!
Usamos uma metodologia que estimula as potencialidades pessoais e trabalha para a superação de limitações individuais, valorizando a socialização.
As técnicas pedagógicas utilizadas buscam desenvolver no educando conhecimentos, atitudes, valores e o prazer pelo estudo, enaltecendo a alegria.

Nosso propósito:

Educar pessoas que tenham esperança e capacidade de superação; que com competência, trabalhem pela paz; sabendo comunicar o Bem com ideias claras, precisas e criativas, para o desenvolvimento da sociedade.

Pedagógica:

Pedagogia do Sentido, fundamentada em Viktor E. Frankl e Victor Garcia Hoz.
Além de transmitir conhecimentos, nossa escola busca aguçar a consciência de nossos alunos para que eles possam encontrar em cada situação singular, o sentido a ser realizado. A Pedagogia do Sentido é uma educação para a responsabilidade, para a capacidade de responder com decisões autênticas e conscientes.
Consideramos o aluno em sua singularidade, criatividade, autonomia, liberdade, abertura e comunicação, na descoberta de suas excelências, para a realização do seu projeto pessoal de vida.

Filosófica:

Análise Existencial de Viktor Emil Frankl, que considera a pessoa humana um ser único e irrepetível, com as dimensões biológica, psicológica e noética ou espiritual; um ser relacional chamado a uma missão. O valor da pessoa humana está em sua dignidade incondicional e não em sua utilidade ou poder de consumo. Considera que a busca e a realização do sentido da vida é o caminho saudável e a principal motivação da pessoa humana, o caminho que tem como consequência, a alegria, o êxito, a felicidade.

Administrativa:

Economia de Comunhão de Chiara Lubich, que propõe a “cultura do dar” e a fraternidade no agir econômico como resposta à “cultura do ter”; o Homo Donatur como resposta ao Homo Consumens.