Programas Valores e Virtudes

Amor Incondicional

Compreender o sentido do amor segundo Viktor Frankl, despertar a capacidade de amar como decisão, conscientizar da necessidade de colaboração entre as pessoas, realizar uma campanha educativa de abrangência local sobre o amor incondicional e aumentar o entendimento pelos alunos, pais e professores, sobre a importância do amor incondicional para o estabelecimento de vínculos saudáveis e duradouros.

Cápsula do Tempo

Propõe que o aluno escreva uma carta para si mesmo no 6º ano do Ensino Fundamental, para que, ao abrir a cápsula no 9º ano, perceba sua evolução escolar assim como a evolução pessoal: sonhos, metas, ideais, conhecimentos.

Consumo Consciente

Promove atividades de reflexão sobre consumir de forma responsável, pensando nas consequências de seus atos de compra sobre a qualidade de vida no planeta e na vida das futuras gerações. Possibilita adquirir a capacidade de reflexão e de escolha em relação ao procedimento e ao posicionamento diante das diversas situações de indução ao consumo.

Despertar da Excelência Pessoais

Desenvolve possibilidades educativas, por meio da criatividade, do desenvolvimento da leitura e da escrita, desde a Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Nele, o aluno registra suas produções mais significativas, favorecendo o autoconhecimento.

Encontro Avós e Netos

Promove atividades que envolvem avós dos alunos do Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, com intuito de valorizar vínculos familiares, resgatar histórias de raízes do passado familiar e de encontro entre gerações. Obs. Embora planejado, não foi possível ser realizado neste ano.

Escola Solidária

Por meio de uma ação solidária, amplia a visão da realidade, desenvolvendo a capacidade de autotranscendência, de empatia, de liderança, de trabalho em grupo e de intervenção criativa na sociedade.

Papo Real

Promove atividades com assuntos de interesse dos alunos em forma de diálogo, onde cada aluno expressa sua opinião e aprende a ouvir e respeitar a opinião do outro.

Projeto Gratitude

Desenvolve a atitude da gratidão, que é um forte fator de resiliência que pode ajudar os alunos a lidar com as crises e as adversidades e facilitar a qualidade dos relacionamentos, o desenvolvimento da generosidade, da compaixão e da empatia.

Protagonista da Semana

Desenvolve autonomia, autoconfiança, socialização, solidariedade, segurança, aceitação das diferenças e capacidade de expressão, auxiliando, assim, no desenvolvimento da identidade pessoal.

Reciprocidade I

Desenvolve a autotranscendência, a autonomia, a responsabilidade e a iniciativa fomentando a capacidade criativa, por meio da mediação de leitura para a turma do Integral do Colégio Viktor Frankl, pelos estudantes do 8º ano.

Reciprocidade II

Desenvolve a autonomia, a responsabilidade e a cooperação com a realização de tarefas simples, visando o incentivo à alfabetização das crianças com deficiência, protagonizado por todos os alunos da classe, que também, são motivados ao aprendizado. Realizado na Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

Valores e Virtudes

Desenvolve, desde a Educação Infantil, virtudes como ordem, generosidade, respeito e as habilidades sociais, por meio da literatura infantil e das metas semanais estabelecidas com os alunos em sala de aula e com as famílias.