Comunicado 16 de maio 2022

publicado em:

Prezados Pais e Responsáveis,

O Colégio Viktor Frankl, desde o início da Pandemia pelo vírus SARS-CoV-2 no ano de 2020, tem mantido sintonia com o momento singular que ainda estamos vivendo. Conforme vem sendo noticiado nas duas últimas semanas nos jornais, está ocorrendo novamente, um avanço da contaminação pelo vírus SARS-CoV-2 (coronavírus) em todo o País, com médias móveis de contaminação, internação e morte se elevando nos estados e de modo singular, aumento de contaminação nas Escolas Públicas e Privadas. Este novo aumento de casos, não tem ocorrido na mesma proporção como já vivenciamos, mas, infelizmente voltaram a ocorrer.

Ciente de nossa responsabilidade junto às famílias, esclarecemos pontos importantes para este momento histórico que estamos atravessando, reiterando nosso compromisso com a comunicação e a proximidade com a comunidade escolar. Salientamos a orientação dada pelo boletim Alerta Epidemiológico, da Secretaria de Saúde – Vigilância Epidemiológica – do nosso município, de 12 de maio deste ano – grifo nosso: [1]

O cenário torna-se ainda mais preocupante diante da forte possibilidade de subnotificação dos casos já que muitos pacientes realizam os chamados autotestes e não procuram os serviços de saúde para avaliação médica e nem para a realização de exame confirmatório. Com o objetivo de garantir a segurança de alunos, professores e servidores, a comunidade escolar e as famílias deverão manter canais de comunicação abertos, jamais permitindo que indivíduos sintomáticos respiratórios ou que possam apresentar sintomas de outras doenças possivelmente infectocontagiosas frequentem o ambiente escolar. É sabido que os sinais e sintomas da Covid-19 podem ser confundidos com uma série de outras doenças comuns, principalmente, no período do outono-inverno que marca a sazonalidade do vírus influenza e do vírus sincicial respiratório, o que torna o seu diagnóstico ainda mais desafiador.

Com o objetivo de evitar a disseminação da doença e a ocorrência de surtos, com prejuízos imensuráveis à educação, recomendamos fortemente o uso correto de máscaras em todo ambiente escolar, para todos os alunos (com 2 anos ou mais, com exceção das contraindicações formais ao uso de máscara), professores, funcionários e visitantes, independente do estado vacinal, juntamente com a vacinação para proteção contra à Covid-19, devido à natureza altamente transmissível do SARS-CoV-2.

Essa nota reforça a orientação, por parte do Colégio, sobre a manutenção do uso de máscaras nas aulas presenciais e nas dependências do colégio, tanto para alunos como para a equipe de trabalho e visitantes, reiterando o comunicado enviado aos Pais e Responsáveis em 18/03/2022; que recomenda o retorno e/ou continuidade da utilização das máscaras pelos nossos alunos em nossas dependências. Assim, evitamos o aumento e aparecimento de novos surtos que possam forçar à suspensão das aulas das salas/ciclos com mais de 3 casos confirmados.

Porém, estamos cientes e reconhecemos que cabe a cada Pai/Responsável, decidir sobre a manutenção, utilização e retorno ou não da máscara em seu filho dentro no ambiente escolar.

A vacinação dos profissionais, crianças e adolescentes, o uso de máscaras e a higienização ajudaram muito no controle de contaminação pelo vírus, fazendo da escola um ambiente seguro.

Lembrando ainda que as demais orientações e protocolos no combate à circulação do vírus se mantêm inalteradas pelo Município e pela Vigilância Sanitária. Reiteramos assim, que, caso dentro da mesma sala de aula ocorra contaminação de pelo menos 3 (três) alunos pela Covid-19, as aulas precisarão ser suspensas, salvo ocorra novas orientações da Secretaria Estadual de Saúde e de Educação neste sentido. Fazemos novamente esta recomendação pelo uso de máscaras, considerando o novo aumento de casos, conforme citado anteriormente.

Pedimos ainda que seja comunicada à coordenação/direção, qualquer eventualidade ou sintoma gripal que o aluno apresentar, evitando trazê-lo à Escola. Caso o aluno venha a testar positivo para o Coronavírus, solicitamos enviarem ao Colégio o atestado médico ou cópia do teste para que possamos informar ao sistema de monitoramento da Secretaria de Educação do Estado e da Vigilância Sanitária. A orientação dada pelo boletim Alerta Epidemiológico, da Secretaria de Saúde – Vigilância Epidemiológica – do nosso município, de 21 de fevereiro deste ano[2] deve ser seguida:

Estudantes, professores e demais servidores com sintomas respiratórios ou gastrointestinais agudos, potencialmente relacionados a doenças infectocontagiosas, não devem frequentar a escola e locais com presença de pessoas pertencentes a grupos mais vulneráveis a infecções e/ou complicações. Recomendamos assim que o retorno às instituições de ensino só poderá ocorrer quando houver remissão total dos sintomas há pelo menos 24 horas. Qualquer contato domiciliar de caso suspeito ou confirmado de Covid-19 não deverá frequentar o ambiente escolar por 7 dias.

Mais uma vez agradecemos a parceria dos pais e responsáveis, pedindo que permaneçam atentos aos comunicados do Colégio Viktor Frankl. Somente com essa parceria atravessaremos esse tempo no qual vivemos, e chegaremos à outra margem, da melhor maneira possível.

Seguimos atentos e à disposição para quaisquer esclarecimentos, voltando a nos comunicar prontamente tão logo haja qualquer mudança.

Ribeirão Preto, 16 de maio de 2022.

Colégio Viktor Frankl

[1] Disponível em: < https://www.revide.com.br/noticias/coronavirus/prefeitura-de-ribeirao-preto-faz-alerta-de-cuidado-sobre-surto-de-covid-19-nas-escolas/> acesso em 16/05/22.

[2] Disponível em: < https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/pdf/saude158202202.pdf> acesso em 16 maio de 2022.