Comunicado 04/02/2022

Prezados Pais e Responsáveis,

Em sintonia com o momento singular que estamos vivendo, com o avanço da variante Ômicron do vírus SARS-CoV-2 e ciente de nossa responsabilidade junto às famílias, esclarecemos pontos importantes em relação ao ano letivo de 2022 que se inicia, reiterando nosso compromisso com a comunicação e a proximidade com os pais e responsáveis.

Novo Protocolo de Afastamento:

Em entrevista coletiva realizada em 02 de fevereiro deste ano, o Secretário de Educação de São Paulo Rossieli Soares anunciou um novo protocolo a ser seguido pelas escolas, para o acompanhamento da Pandemia Covid-19:

• A volta às aulas presenciais é obrigatória.
  • Somente poderão se manter exclusivamente em atividades remotas os estudantes que pertencerem ao grupo de risco para a Covid-19 que não tenham completado o esquema vacinal, mediante apresentação de atestado médico que indique o impedimento de comparecer às aulas presenciais, devendo seus responsáveis legais apresentar declaração comprometendo-se com a participação destes alunos em atividades remotas.
  • Os estudantes, funcionários e professores que testaram positivo para a Covid-19 ou que estejam com pelo menos dois sintomas da doença, deverão se ausentar da escola. Nós do Colégio Viktor Frankl orientamos o afastamento com um sintoma.
  • As aulas não serão paralisadas caso um ou dois alunos tenham contraído a Covid-19; esses serão afastados e o restante da turma continuará assistindo às aulas normalmente.
  • A sala será suspensa a partir do terceiro caso na mesma turma, ou quando houver confirmação de que está havendo um surto local, uma contaminação entre os alunos.
  • Os que foram afastados têm autorização para voltar à escola cinco dias depois, caso apresentem teste com resultado negativo e não estejam mais sintomáticos.
  • Os estudantes ou colaboradores que continuam apresentando sintomas devem ficar em casa por um período de sete dias, prorrogável por mais três, caso os sintomas persistam.

Como tais determinações são de âmbito estadual e uma vez que o Colégio Viktor Frankl responde à Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto (DRE-RP), informamos que seguiremos as orientações da Secretaria de Educação Estadual, cumprindo o novo protocolo sobre o afastamento da sala de aula, conforme já informado, afastando a sala de aula somente a partir do terceiro caso positivo na mesma turma/sala de aula, ou surto. Esta decisão foi tomada depois de escutar tanto a Vigilância Epidemiológica como nosso supervisor da DRE-RP. Continuaremos registrando as ocorrências de casos suspeitos e confirmados de Covid-19 no Sistema de Informação e Monitoramento da Educação para Covid-19 – SIMED e na Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde – RP.

Solicitamos reiteradamente aos pais que não tragam seus filhos à escola caso apresentem algum sintoma ou que tenham caso suspeito ou confirmado de Covid-19 em seu domicílio. O protocolo de nosso Colégio, feito sob orientação médica, orienta os pais, desde o início da pandemia, que deixem os filhos em casa caso apresentem algum sintoma. Solicitamos também que seja comunicada à coordenação/direção, qualquer eventualidade ou sintoma que o aluno ou membros da família apresentarem.

Mais uma vez agradecemos a compreensão dos pais e responsáveis, pedindo que permaneçam atentos aos comunicados do Colégio Viktor Frankl. Seguimos solícitos e à disposição para quaisquer esclarecimentos, voltando a nos comunicar prontamente tão logo haja qualquer mudança.

Ribeirão Preto, 04 de fevereiro de 2022.

Equipe Diretiva Colégio Viktor Frankl